País

Greve dos trabalhadores não docentes regista hoje maior adesão

None

O Segundo dia da greve dos trabalhadores não docentes está a registar maior adesão. Segundo o SINTAP, esta sexta-feira regista uma “adesão significativamente superior à verificada no primeiro dia, com muitas centenas de escolas de todo o território nacional encerradas, facto que é elucidativo da união e da predisposição dos trabalhadores para lutarem pelos seus direitos”.

Com esta paralisação, os trabalhadores não docentes das escolas reivindicam “aumentos salariais para todos os trabalhadores e a correcção das injustiças resultantes do recente aumento da retribuição mínima para € 635,07”, situação que coloca os trabalhadores admitidos hoje a ganhar o mesmo que os trabalhadores com mais de 20 anos de serviço.

Ainda de acordo com o SINTAP, os trabalhadores não docentes querem também que o Governo “inicie negociações que culminem com a criação de uma carreira especial, inteiramente justificável dada a complexidade e a especificidade das funções desempenhadas, que rapidamente reveja a portaria de rácios, uma vez que a consideramos completamente desadequada à realidade das escolas da região. Pretendemos também que sejam admitidos os trabalhadores necessários para o bom funcionamento das escolas”.