País

GNR resgatou 763 migrantes nas missões da Frontex realizadas em 2019

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Os militares da GNR envolvidos em várias missões da Agência Europeia de Fronteira e Guarda Costeira (Frontex) resgataram 763 migrantes num total de cerca de três mil pessoas auxiliadas em 2019, indicou hoje a corporação.

Num comunicado de balanço das missões Frontex realizadas no ano passado, a Guarda Nacional Republicana refere que auxiliou cerca de três mil migrantes, dos quais 763 foram resgatados de 225 embarcações detectadas.

No ano passado, a GNR participou em diversas missões da agência europeia Frontex que visaram prevenir, detectar e reprimir casos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo “fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas”.

No âmbito destas missões, os militares da GNR realizaram também 1.160 patrulhas, empenharam mais de sete mil horas, percorreram cerca de 95 mil quilómetros em terra e 7.500 milhas náuticas no mar, além de terem fiscalizado mais de 20 mil veículos fiscalizados.

A GNR controlou ainda cerca de 35.000 pessoas, tendo sido impedidas 204 entradas ilegais no espaço Schengen.

A GNR refere que destacou 111 militares de diversas valências policiais para participarem em missões da Frontex em vários países europeus, como a Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Macedónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.

Os militares desempenharam missões e tarefas relacionadas com vigilância marítima e operações de busca e salvamento, vigilância terrestre e apoio ao controlo das fronteiras, investigação criminal e gestão de apoio logístico para a projecção de militares e agentes policiais em diversas missões.