País

Estimativa de danos causados pelo furacão nos Açores conhecida na próxima semana

Fotos António Araújo/LUSA Ver Galeria
Fotos António Araújo/LUSA

O Governo dos Açores espera ter na próxima semana uma “estimativa global” dos danos causados pela passagem do furacão “Lorenzo” pelo arquipélago, anunciou hoje a secretária Regional das Obras Públicas.

“Não tenho neste momento, mas deveremos ter até ao início da próxima semana, uma estimativa global de danos, estimativa que vai muito além da área que tutelo”, disse a secretária regional com a tutela das Obras Públicas, Ana Cunha, falando aos jornalistas em Ponta Delgada.

E precisou: “Estamos ainda a fazer esse levantamento, com algum cuidado. Há os danos visíveis e os não visíveis”.

O porto das Lajes das Flores é a “infraestrutura que mais preocupa”, mas uma equipa da Portos dos Açores que tem estado no local tem trabalhado para o mais rapidamente possível haver navegação para o porto, mesmo que com barcos de menor dimensão.

A governante acrescentou ainda que “durante esta semana” haverá para a ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, e também no grupo Ocidental dos Açores, o mais afetado pelo “Lorenzo”, uma viagem para “abastecimento de bens essenciais, gás e combustível”.

O combustível chegará via ilha Terceira e os bens essenciais e o gás devem ser enviados pelo Faial, acrescentou Ana Cunha.

A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores, na madrugada e manhã de quarta-feira, dia 02 de outubro, provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas.

O porto das Lajes das Flores ficou “totalmente destruído”, colocando constrangimentos ao abastecimento de combustível por via marítima à ilha, o que levou o Governo Regional a declarar “situação de crise energética”.

Segundo o executivo açoriano, os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços deste porto tiveram início na quinta-feira, 03 de outubro, “mal o estado do tempo o permitiu, estando atualmente já limpa 70% da área do terrapleno”.