País

Era uma vez a ‘Quadratura do Círculo’

SIC Notícias decide acabar com o programa que lançou em 2004

None

A SIC Notícias vai acabar com o programa Quadratura do Círculo, cuja última edição irá para o ar no dia 24 de janeiro, segundo confirmou à Lusa fonte da Impresa.

A decisão, que foi noticiada pelo DN, justifica-se pelo facto de “a SIC Notícias estar a fazer uma reestruturação da sua grelha, que será conhecida em breve”, adiantou a mesma fonte.

O programa de debate político é exibido pelo canal desde 2004, no formato actual, e é moderado por Carlos Andrade, tendo como comentadores José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho.

A última edição do programa vai para o ar na quinta-feira, dia 24 de janeiro, garantiu ao DN Ricardo Costa, diretor de Informação da estação televisiva.

Ricardo Costa acrescentou que o fim do programa se deve “a várias alterações na grelha”. “O programa Quadratura do Círculo foi sempre importante para a SIC Notícias e faz parte da sua história, mas vamos apostar em novos formatos”, acrescentou o director de Informação. Não quis, contudo, adiantar se o programa será substituído por outro do mesmo género.

O programa teve origem na TSF, no final dos anos 1980, quando se chamava Flashbacke era transmitido ao domingo. Era então moderado por Emídio Rangel, com a participação de José Magalhães, Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente - quando este último saiu foi substituído por Miguel Sousa Tavares e depois por Nogueira de Brito.

Ainda com o nome Flashback, já a meio dos anos 1990, passou a ser transmitido também na televisão, na SIC. Deixou de ser emitido pela TSF em 2003.

O formato de debate político passou para SIC Notícias em janeiro de 2004, com o nome Quadratura do Círculo, levando então Carlos Andrade para a moderação e Lobo Xavier para o lugar de Nogueira de Brito. Ao longo do tempo houve alterações no painel de comentadores: o socialista José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho e este, em 2008, deu lugar a António Costa. Com eleição de Costa para líder do PS, Jorge Coelho regressou ao programa.