País

Câmara de Estarreja apoia com 127 mil euros o Carnaval de 2019

None

A Câmara de Estarreja vai apoiar com 127 mil euros a realização do Carnaval de 2019 no concelho, no âmbito do contrato de cooperação financeira assinado com a associação que organiza os festejos, informou hoje a autarquia.

De acordo com uma nota de imprensa, o protocolo garante os meios financeiros, logísticos e humanos para os desfiles e participação dos grupos, nomeadamente, as Marchas Luminosas, Desfile Noturno, Grandes Corsos Carnavalescos e Carnaval Infantil.

Estão ainda contemplados eventuais festas carnavalescas agregadas a estes momentos, bem como ações promocionais do Carnaval noutras cidades do país.

O presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, realça que a autarquia tem vindo a trabalhar “de forma intensa e articulada” com a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) e com todos os grupos de folia e escolas de samba, com vista à “qualificação e reposicionamento do Carnaval de Estarreja”.

“Este modelo permite-nos não só uma melhor gestão do orçamento, mas também operacionalizar o que pretendemos para esta iniciativa”, adianta o autarca.

O presidente da ACE, Pedro Silva, garante que “este apoio é fundamental e é uma aposta séria do município no Carnaval”. “Para o Carnaval do próximo ano esperamos consolidar o que foi feito no ano passado e melhorar o que não correu tão bem”, frisou.

O programa do Carnaval de Estarreja de 2019 começa já em janeiro com a realização de workshops de envolvimento da comunidade.

“Vamos reativar a Orquestra Toc’Acordar que atua no dia 22 de fevereiro, data da abertura no Sítio do Carnaval, e vamos reeditar a Oficina dos Figurinos para todos criarem o seu próprio figurino, fomentando a participação de toda a comunidade nas Marchas Luminosas”, adiantou a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.

O programa inclui ainda uma “Oficina de Clown”, todas as segundas-feiras de janeiro e de fevereiro, para os participantes perceberem o que é ser palhaço, o que é a mímica e como é interagir com o público.

Ainda em janeiro, será apresentado o videoclipe da música “Sorria”, tema dedicado ao Carnaval de Estarreja, com interpretação de Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social, que contou com a participação de toda a comunidade estarrejense.

Os mais curiosos terão novamente a oportunidade de visitar as sedes de Carnaval para descobrirem os bastidores e todo o processo de trabalho desenvolvido pelos grupos, da ideia ao cortejo. Estas visitas à “Fábrica da Fantasia” realizam-se todos os fins de semana de 2 a 23 de fevereiro.

“É fundamental esta abertura das escolas de samba e dos grupos de folia para que se conheça e se valorize este trabalho profissional feito por não profissionais”, conta Isabel Simões Pinto.

A apresentação dos Samba Enredo das Escolas de Samba está agendada para 23 de fevereiro e no dia seguinte tem lugar o Desfile Infantil que conta com a participação dos agrupamentos de escolas, instituições particulares de solidariedade social, associações de pais e outras entidades do município.

O Desfile Noturno das Escolas de Samba realiza-se no dia 1 de março, e os Grandes Corsos Carnavalescos saem à rua nos dias 3 e 5 de março.