Mundo

Vaticano exprime preocupação após decisão dos EUA sobre colonatos israelitas

FOTO Reuters
FOTO Reuters

O Vaticano manifestou hoje preocupação pelas “recentes decisões” que podem agravar a situação no Médio Oriente numa aparente referência à alteração da posição dos EUA sobre os colonatos israelitas.

No comunicado, o Vaticano não cita especificamente a posição anunciada pelos Estados Unidos na segunda-feira, quando o secretário de Estado, Mike Pompeo, considerou que colonatos instalados por Israel na Cisjordânia ocupada não violam a lei internacional.

No entanto, a referência surge de forma mais clara quando o texto se refere “às recentes decisões que se arriscam a comprometer o processo de paz israelo-palestiniano e a já frágil estabilidade regional” no Médio Oriente.

A Santa Sé reitera o seu apoio a uma “solução de dois Estados para dois povos, como a única forma de garantir uma solução duradoura para este prolongado conflito”.

O comunicado salienta ainda o direito de Israel em “viver em paz e segurança no interior das fronteiras reconhecidas pela comunidade internacional” e apoia “o mesmo direito que pertence ao povo palestiniano e que deve ser reconhecido, respeitado e concretizado”.