Mundo

Peritos das Nações Unidas revelam hoje efeito das alterações climáticas no gelo e oceanos

Foto REUTERS/Eduardo Munoz
Foto REUTERS/Eduardo Munoz

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) apresenta hoje um relatório centrado nos efeitos das alterações climáticas nos oceanos e nas massas de gelo permanente da Terra.

O documento compila o trabalho de mais de 100 cientistas de 30 países e revela o estado da arte na avaliação das perdas de gelo e na subida do nível dos oceanos em ecossistemas oceânicos, costeiros, polares e montanhosos, bem como nas comunidades humanas que deles dependem, que excedem mil milhões de pessoas.

O relatório será apresentado esta manhã numa conferência de imprensa no Museu Oceanográfico do Mónaco por vários cientistas do painel, entres os quais o presidente, o coreano Hoesung Lee.

Os cientistas estudaram os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas na perda de massa da criosfera, a regiões de gelo permanente que cobrem um décimo da superfície terrestre.

O IPCC é o órgão das Nações Unidas que tem por missão reunir e avaliar o conhecimento científico produzido sobre alterações climáticas.