Mundo

Pelo menos seis mortos em descarrilamento de comboio nos EUA

None

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência do descarrilamento de um comboio de passageiros ocorrido hoje perto da cidade norte-americana de Seattle (Estado de Washington), referiu um responsável norte-americano citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press.

A mesma fonte, que não estava autorizada a avançar pormenores sobre este acidente e falou à Associated Press sob a condição de anonimato, admitiu que o número de mortos poderá aumentar.

O responsável, que foi informado sobre a investigação do acidente em curso, disse que informações preliminares indicam que o descarrilamento poderá ter sido provocado por algo que atingiu o comboio da operadora de transportes ferroviários Amtrak.

O comboio de passageiros descarrilou em plena ‘hora de ponta’ (por volta das 07:40 hora local, 15:40 hora de Lisboa) num viaduto a 64 quilómetros a sul da cidade de Seattle, no Estado norte-americano de Washington (noroeste dos Estados Unidos), tendo caído sobre uma autoestrada (I-5).

O comboio, que fazia a ligação entre as cidades norte-americanas de Seattle e Portland, atingiu vários carros que passavam na autoestrada que liga as cidades de Tacoma e Olympia.

Cerca de 78 passageiros e uma tripulação com cinco elementos estavam a bordo do comboio 501, segundo a operadora ferroviária pública Amtrak, que também precisou que o comboio envolvido no acidente é um modelo pendular de grande velocidade.

A operadora ferroviária criou uma linha telefónica para as pessoas obterem informações sobre familiares e amigos que viajavam no comboio.

Segundo a Associated Press, o comboio envolvido neste acidente estava a fazer a primeira viagem de um serviço de alta velocidade que as autoridades locais alertaram que poderia ser perigoso.

A agência federal de segurança de transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) informou que já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.