Mundo

Museu do Ipiranga será reaberto na celebração dos 200 anos da independência do Brasil

None

O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, disse hoje que as obras do Museu da Independência, no Ipiranga, começam este ano e vão terminar a tempo das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, em 2022.

O museu localiza-se no bairro do Ipiranga, na cidade brasileira de São Paulo, no local onde o antigo monarca Dom Pedro I terá declarado a independência do Brasil de Portugal, em 1822.

O governador de São Paulo também anunciou que captou 160 milhões de reais (cerca de 35 milhões de euros) para financiar a recuperação do museu, que está fechado ao público desde 2013.

“Conseguimos um recorde na história da cultura brasileira. São 160 milhões de reais até o presente momento para a recuperação do Museu do Ipiranga, o Museu da Independência”, disse João Doria.

“Com isso teremos recursos suficientes para a recuperação do museu, cuja obra começa agora em setembro, e dia 07 de setembro de 2022 estaremos a inaugurar o nosso novo Museu do Ipiranga”, acrescentou o governador brasileiro.

A empresa portuguesa EDP é uma das principais financiadoras do projeto, tendo anunciado em fevereiro deste ano o investimento de 12 milhões de reais (2,6 milhões de euros).

Segundo informações divulgadas pelo governo do estado de São Paulo, o novo museu vai preservar todos os elementos do antigo edifício, ampliá-lo e torná-lo mais seguro.

O espaço terá cinco mil metros quadrados de área para exposições e atividades culturais, elevadores, estruturas de acessibilidade, um miradouro, dois cafés e um restaurante.