Mundo

Ministro britânico optimista sobre “período final crucial” das discussões sobre o ‘Brexit’

FOTO Reuters
FOTO Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico afirmou que chega hoje a Bruxelas com uma “mensagem muito clara” de que é possível uma solução para desbloquear o ‘Brexit’, num momento que admitiu ser o “período final crucial” das conversações.

À entrada para uma reunião de chefes de diplomacia da União Europeia, Jeremy Hunt apontou que, além dos pontos em agenda, como a situação na Venezuela, não deixará naturalmente de abordar “o momento crítico nas discussões do ‘Brexit’”, pois restam sensivelmente seis semanas para a data agendada para a saída do Reino Unido do bloco europeu, que disse acreditar poder consumar-se de forma ordenada e atempada.

“Vimos com uma mensagem muito clara de que há uma saída. Sabemos como garantir uma maioria no parlamento”, declarou Hunt, à entrada para o Conselho da UE.

O ministro disse acreditar que, “com visão de ambos os lados”, é possível encontrar uma solução, satisfatória tanto para a Câmara dos Comuns, como para a UE a 27.

No entanto, sublinhou, “vai ser necessária confiança” dos dois lados e a solução final deve ser satisfatória para todos, pois “o que está em jogo é a relação do Reino Unidos com os seus vizinhos europeus nos próximos 25 anos”.

Sem responder a questões, Jeremy Hunt reiterou que o Acordo da Sexta-feira Santa “é absolutamente sacrossanto para o Governo britânico”, tentando assim tranquilizar a UE quanto à questão do ‘backstop’ -- o mecanismo de salvaguarda para a ilha da Irlanda, para garantir que não voltar a existir uma fronteira física entre a Irlanda e Irlanda do Norte -, o principal ponto do Acordo de Saída celebrado com a UE que Londres quer “clarificar”, dado estar na base do “chumbo” pela Câmara dos Comuns.

As declarações de Hunt têm lugar no início de uma semana que se antevê intensa nas discussões com vista a tentar garantir um ‘Brexit’ ordenado e na data prevista (29 de Março), durante a qual a primeira-ministra britânica, Theresa May, regressará a Bruxelas, mas também o líder da oposição, Jeremy Corbyn, para encontros com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier.

Hoje mesmo, Barnier voltará a reunir-se com o ministro britânico para o Brexit, Stephen Barclay.