Líbano boicota conferência de Varsóvia sobre o Médio Oriente

11 Fev 2019 / 16:19 H.

O Líbano não participará na conferência esta semana na Polónia sobre a situação no Médio Oriente e no Irão, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gebran Bassil.

O chefe da diplomacia libanesa falava numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif.

A conferência decorre em Varsóvia nos dias 13 e 14 e foi organizada pelos Estados Unidos, tendo sido convidados cerca de 80 países incluindo Israel. O encontro é visto por muitos como visando isolar o Irão, que não foi convidado.

O Líbano tem seguido uma política de dissociação dos conflitos regionais.

O Irão tem grande influência no país através do movimento xiita libanês Hezbollah, que com partidos aliados tem a maioria no parlamento.

O Líbano está tecnicamente em guerra com Israel e os responsáveis libaneses evitam conferências onde estão presentes israelitas.

Zarif já classificou a conferência de “circo anti-Irão” na rede social Twitter.

Também a Autoridade Palestiniana a qualificou de “’complot’ norte-americano”, considerando que o objetivo do encontro “é levar os participantes a adotarem pontos de vista norte-americanos em particular sobre a questão palestiniana”.

Outras Notícias