Mundo

Doze civis mortos em bombardeamentos no noroeste da Síria

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Pelo menos 12 civis, incluindo três crianças, foram mortos hoje em bombardeamentos do regime de Bashar al-Assad e do seu aliado russo no noroeste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Apoiado pela aviação russa, o poder sírio bombardeia há perto de três meses a província de Idlib dominada pelos ‘jihadistas’, assim como as zonas adjacentes nas regiões vizinhas de Alepo, Hama e Latáquia.

Desde o início da escalada no final de Abril, mais de 730 civis, entre os quais 180 crianças, foram mortos nos bombardeamentos na região de Idlib, segundo o OSDH, e 330 mil pessoas fugiram da violência, de acordo com a ONU.

Hoje, sete das vítimas foram mortas em ataques aéreos russos, cinco das quais na cidade de Maaret al-Noomane e arredores, disse o observatório.

Os bombardeamentos do regime sírio mataram cinco outros civis, incluindo duas crianças, na província vizinha de Alepo, adiantou.

A região de Idlib é controlada pelos ‘jihadistas’ do Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-ramo sírio da Al-Qaida), encontrando-se também na zona outras facções rebeldes e ‘jiahdistas’.

Centenas de milhares de pessoas na região fugiram aos combates noutras zonas da Síria ou recusaram ficar em localidades rebeldes tomadas pelo regime.

Em Setembro de 2018, a Rússia e a Turquia, que apoia alguns grupos rebeldes, concluíram um acordo sobre uma “zona desmilitarizada”, para separar os territórios controlados pelos ‘jihadistas’ das zonas governamentais e evitar uma ofensiva das forças pró-regime. O pacto não tem evitado a violência.

Desencadeada em 2011 pela repressão pelo regime de manifestações pró-democracia, a guerra na Síria já causou mais de 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.