Mundo

China diz desconhecer desaparecimento de australiano procurado por Camberra

None

O Governo chinês disse hoje não ter conhecimento do desaparecimento de Yang Hengjun, cidadão australiano que as autoridades de Camberra dizem ter desaparecido após chegar à China, em 19 de janeiro passado.

“Não estou ciente dessa situação, tentarei obter informações junto das autoridades competentes”, respondeu hoje aos jornalistas a porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying.

O Departamento dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Austrália confirmou hoje, em comunicado, que está a “procurar informações sobre um cidadão australiano dado como desaparecido na China”.

Trata-se do escritor e comentador Yang Hengjun, que serviu como diplomata da China, antes de se naturalizar cidadão australiano, e que é crítico do Partido Comunista Chinês.

Yang estava atualmente a residir nos Estados Unidos, com a esposa e o filho, mas visitou a China, na semana passada.

Já em 2011 surgiram preocupações sobre a segurança de Yang, quando ele desapareceu após telefonar a um amigo, a partir de um aeroporto chinês, alegando que estava a ser seguido por três homens.

Mas mais tarde, Yang afirmou que se tinha tratado de um “mal-entendido”.

Desta vez, o desaparecimento ocorre um mês depois de as autoridades chinesas terem detido Michael Kovrig, antigo diplomata do Canadá, e Michael Spavor, empresário que organiza viagens turísticas e eventos desportivos na Coreia do Norte, numa aparente retaliação pela detenção, em Vancouver, da executiva da Huawei Meng Wanzhou, no Canadá.