Mundo

Bomba explode junto a cadeia de televisão grega sem causar feridos

FOTO Twitter
FOTO Twitter

Uma bomba explodiu hoje junto ao edifício da estação de televisão grega privada Skai, provocando danos, mas sem causar feridos, segundo as autoridades policiais.

A polícia informou que a explosão ocorreu às 02h35 (00h35 em Lisboa), à frente da sede da emissora, situada numa área costeira perto de Atenas, depois de um telefonema realizado para um ‘site’ de notícias e para outra estação de televisão ter levado as autoridades a evacuarem o prédio.

Até ao momento não foi reivindicada a responsabilidade pela explosão, embora, no passado, elementos armados da extrema-esquerda e organizações anarquistas terem efectuado ataques a meios de comunicação social.

“Este foi um ataque à democracia. Felizmente, houve apenas danos materiais. É um alívio que ninguém tenha ficado ferido”, disse a ministra da Ordem Pública, Olga Gerovasili, que sublinhou a célere resposta policial.

A governante adiantou que a polícia antiterrorismo está a liderar a investigação. Dezenas de investigadores da polícia recolheram provas no local da explosão.

A explosão partiu janelas e danificou a entrada principal, atingindo os escritórios localizados na parte da frente do edifício. Os prédios mais próximos e algumas viaturas também foram atingidos.

O engenho explosivo foi preso a uma barreira de metal numa movimentada estrada costeira na área de Faliro, no sul de Atenas.

A cadeia de televisão continuou a transmitir, em directo, fora do edifício, ao mesmo tempo que eram realizadas emissões de rádio de dentro do prédio.

O ataque de hoje tem algumas semelhanças com o atentado de 22 de dezembro de 2017, num prédio do tribunal no centro de Atenas. Esse ataque foi reivindicado por um grupo de extrema esquerda.

A Grécia tem uma história de ataques armados nas últimas quatro décadas, a maioria realizada por grupos radicais de extrema esquerda que começaram a surgir após uma ditadura de direita que durou sete anos, até 1974.

Os alvos são, habitualmente, bancos e embaixadas, bem como espaços ligados às autoridades policiais e judiciais.