Mundo

Ataques aéreos dos EUA na Somália matam mais 37 membros das milícias al-Shabab

Foto Reuters
Foto Reuters

O Comando dos Estados Unidos da América para África (USAFRICOM, na sigla inglesa) anunciou hoje que realizou, na segunda-feira, dois ataques aéreos contra extremistas das milícias al-Shabab na Somália, matando 37 combatentes.

No comunicado enviado à imprensa, o USAFRICOM detalhou que a primeira ofensiva matou 27 militantes, sendo que “este ataque de precisão foi uma ação planeada e deliberada”.

A segunda investida matou dez alegados membros extremistas. Segundo o USAFRICOM, os ataques aéreos não mataram ou feriram civis.

“Em conjunto com os nossos parceiros somali e internacionais, estamos comprometidos em evitar que o Al-Shabab se apodere de ‘portos seguros’ a partir dos quais possam desenvolver estruturas e atacar pessoas da Somália”, explicou o USAFRICOM.

Atualmente, segundo os norte-americanos, o grupo recorre a áreas central e austral da Somália, comandando ataques e pilhagens às comunidades locais.

Os Estados Unidos têm conduzido várias ofensivas na Somália.

Desde o início do ano, o Comando dos EUA executou mais de vinte ataques aéreos na região, chegando a recorrer a ‘drones’.

Em outubro deste ano, um ataque aéreo dos norte-americanos matou 60 membros do al-Shabab, associado ao grupo mais mortífero na África Subsaariana, a al-Qaeda.

Em 14 de outubro de 2017, o al-Shabab explodiu um camião na capital somali, Mogadíscio, e provocou a morte a mais de 500 pessoas.