24 imagens para comemorar o Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, representantes da Empresa de Electricidade da Madeira e do Governo Regional visitaram as obras da Central Hidroelétrica da Calheta III . Foto: Orlando Drumond/DIÁRIO Ver Galeria
No Dia Mundial da Água, representantes da Empresa de Electricidade da Madeira e do Governo Regional visitaram as obras da Central Hidroelétrica da Calheta III . Foto: Orlando Drumond/DIÁRIO

O Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março, uma iniciativa que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Ambiente, no Rio de Janeiro, em 1992.

A ideia é alertar - tanto populações como governos - para a urgência de preservar e poupar o recurso natural, dos mais valiosos do planeta.

A água, todos sabemos, tem impacto directo em vários sectores: saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e ambiente.

Numa época em que os impactos das alterações climáticas já são o presente e que, ao mesmo tempo, também estão intimamente ligados com o uso que fazemos da água, é cada vez mais urgente preservá-la. As tempestades são cada vez mais agressivas e os períodos de seca cada vez mais longos.

A água disponível está em risco e, por consequência, também os ecossistemas.