Madeira

Via expresso entre Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo concluída em Dezembro de 2020

No próximo ano, o GR prevê a ligação entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra, assim como a construção do campo de golfe da Ponta do Pargo e da estrutura imobiliária associada.

None

A construção da última fase da via expresso entre a Fajã da Ovelha e a Ponta do Pargo estará concluída em Dezembro do próximo ano. A garantia foi dada esta manhã por Miguel Albuquerque, aquando da visita efectuada às obras em curso.

A ligação em curso de 1.5 km que comporta dois viadutos, é importante para a freguesia da Ponta do Pargo na medida em que ajudará a fixar a população naquela zona oeste da ilha, com também servirá o futuro campo de golfe desta zona e toda a estrutura imobiliária ligada a este investimento.

Para o presidente do Governo, os Prazeres, a Ponta do Pargo ou a Fajã da Ovelha têm tido uma “inversão da desertificação populacional” devido à construção destas acessibilidades, verificando-se, neste momento, uma grande procura de madeirenses e estrangeiros para a compra de casas nestas localidades.

Um “claro sinal de que estas acessibilidades têm a capacidade de fazer a inversão dessa desertificação”, afirmou o líder do Governo, salientando que para isso também contribui o facto de a Calheta “estar na moda” e ser “muito atractiva quer para as segundas residências, quer para os estrangeiros que estão a comprar casas e terrenos”.

Sobre a construção do campo de golfe na Ponta do Pargo, que vai criar uma “nova centralidade nesta ponta oeste na ilha”, adiantou que o GR está a concluir a compra dos terrenos e lançará de seguida o concurso para a sua construção (Campo de Golfe e a Estrutura imobiliária).

Outras acessibilidades em curso

Para além desta ligação, o Governo Regional tem em curso outras acessibilidades, como a via expresso entre a Ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge. Para 2020, a prioridade está focada na ligação importante entre o Estreito de C. Lobos e o Jardim da Serra.