Madeira

Sindicato dos Jornalistas condena agressão a repórter de imagem, no Funchal

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Através de um comunicado de imprensa, o Sindicato dos Jornalistas da Madeira condena a agressão a um repórter de imagem, no Funchal.

“No passado sábado o repórter de imagem Miguel Lira, ao serviço do canal de Televisão Correio da Manhã TV, foi agredido, a soco e a pontapé, na Avenida do Mar, durante os festejos do Benfica. No decorrer da reportagem da equipa da CMTV um dos adeptos que aparentava estar embriagado começou por dizer ao repórter de imagem que não gostava da CMTV e na sequência disso usou palavras ofensivas acabando por dar um soco no operador de câmara fazendo-o cair no chão”, diz, acrescentando que “na sequência da queda a câmara de filmar, com custo estimada em 10 mil euros, ficou danificada”.

Revela ainda que “o agressor ainda tentou retirar o microfone ao jornalista acompanhado pelo repórter de imagem e atirá-lo para o chão, mas foi impedido por um homem que defendeu os dois profissionais da CMTV”.

“O repórter do canal de televisão teve de receber tratamento hospitalar no serviço de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal. A PSP foi chamada ao local e transportou o alegado agressor para a Esquadra onde foi identificado”, acrescenta.

Tendo isto em conta, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) “condena energicamente esta acção de violência contra jornalistas no exercício da sua actividade profissional e esta tentativa de obstrução ao exercício dos direitos de informar e ser informado consagrados na Constituição e na lei”.