Madeira

Rui Barreto quer continuar a baixar IRC para apoiar os pequenos comerciantes

O secretário regional da Economia defende a criação de programas específicos de apoio ao comércio no novo quadro comunitário

A ACIF-CCIM lançou, hoje, a sua nova mascote, a ‘Balancinha’.
A ACIF-CCIM lançou, hoje, a sua nova mascote, a ‘Balancinha’.

O secretário regional da Economia reforçou, esta manhã, que a baixa do IRC “continuará a ser uma prioridade do Governo no próximo ano “no sentido de apoiar pequenas ou pequenos comerciantes, em perfeita articulação com a ACIF para que se possa manter uma linha de crescimento económico”. E recordou que “a Madeira já é a Região do país com a mais baixa taxa de IRC para os primeiros 15 mil euros de lucro tributável”.

Por outro lado, Rui Barreto afirmou estar empenhado em “encontrar instrumentos necessários para que se possa dar um novo fomento e uma nova pujança ao comércio”.

Desde logo, afirmou, que “caberá à Secretaria da Economia encontrar no novo quadro comunitário de apoio, programas específicos de apoio ao comércio urbano, para que as pessoas voltem à cidade e voltem a criar uma nova dinâmica que é muito importante para o sector”.

As declarações do recém-empossado Secretário Regional da Economia, Rui Barreto, foram feitas à margem da apresentação da Mascote para o Comércio Urbano da ACIF-CCIM, lançado hoje (dia 23 de Outubro.

A mascote chama-se ‘Balancinha’ e pretende retratar a forma das antigas balanças do comércio tradicional e vai estar, a partir de agora, em todos os eventos relacionados com o sector, não só no Funchal mas em todas as actividades que a ACIF-Câmara de Comércio e Indústria da Madeira irá realizar nos vários concelhos.

A “Balancinha” foi idealizada e criada pela aluna da Escola Secundária de Francisco Franco, Laura Vieira, que venceu assim o concurso organizado em parceria com a Secretaria Regional de Educação e dirigido aos estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Profissional nível 4, para a criação de uma mascote para o comércio urbano.