Madeira

Região cria número telefónico para encaminhamento de casos suspeitos de coronavírus

800 24 24 20 é o número que deverá estar disponível a partir do final da tarde de hoje

None

É com o objectivo de prevenir um eventual surto de coronavírus que a Madeira espera deixar disponível, ainda hoje, um número telefónico para encaminhamento de casos suspeitos. 800 24 24 20 é o número a marcar em caso de suspeita de coronavírus.

Herberto Jesus, presidente do IASaúde, explicou esta manhã que os casos suspeitos deste vírus não o são tanto devido à sintomatologia, mas relacionados com o facto do doente ter estado em Wuhan, na China, ou em contacto com um doente confirmado.

“Se uma pessoa tiver estado em Wuhan ou perante um caso confirmado, e apresentar queixas respiratórias, liga para esse número, que vai directamente para o serviço de triagem da Protecção Civil, que os vai encaminhar e orientar”, explicou Herberto Jesus.

O presidente do IASaúde disse ainda que vão ser colocados cartazes informativos sobre esta linha nos portos e aeroportos, como forma preventiva.

“Neste momento, não temos nenhum caso confirmado em Portugal”, afirmou Herberto Jesus, frisando que “o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”.