Madeira

Rafael Macedo anuncia cancelamento de exames a doentes com cancro no hospital do Funchal

Médico diz que “continua o assédio moral” e denuncia que foram desmarcados seis exames urgentes para avaliação de cancro nos ossos de doentes

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

O coordenador da Unidade de Medicina Nuclear do Hospital Dr. Nélio Mendonça anunciou, esta manhã, através da sua página no Facebook, que “por ordem da Direção Clínica do SESARAM e do Conselho de Administração, os exames urgentes de doentes oncológicos da Medicina Nuclear foram cancelados” sem que lhe tivesse sido prestada qualquer informação. “Que se chame a Polícia”, exclama o médico que ontem foi ouvido em comissão parlamentar de inquérito e denunciou casos de negligência médica no SESARAM, a falta de relatórios da história clínica dos doentes, a não prescrição de exames e tratamentos necessários, bem como os serviços de Hemato-Oncologia, Urologia e Ortopedia que funcionam “muito mal”.

No entender de Rafael Macedo, a desmarcação de exames a doentes oncológicos mostra que “continua o assédio moral” no SESARAM. O médico especifica que “desmarcaram por ordem superior (conselho de administração do SESARAM, Drª. Tomásia Alves; direcção clínica, Drª. Regina Rodrigues; directora do Serviço de Imagiologia, Drª. Guida Castanha; etc) quatro exames para pesquisa de gânglio sentinela no contexto de melanoma (cancro da pele) para doentes que iriam ser operados hoje e um gânglio sentinela para o cancro da mama de uma doente que iria ser operada amanhã”. Além disso, “desmarcaram seis exames urgentes para avaliação de cancro nos ossos de doentes urgentes que iram ser realizados amanhã”.

“Tudo isto sem me informarem por escrito do motivo que levou a essa suspensão de estudos. Apenas a [funcionária] administrativa me informou oralmente e afirma [que] não tem autorização para escrever por e-mail que esses exames foram anulados. Os doentes não estão cá no Serviço de Medicina Nuclear”, adianta o mesmo especialista em Medicina Nuclear. “Isto é muito grave o que está a acontecer aos doentes, além de bloquearem o funcionamento dos exames de hoje da Medicina Nuclear e o respectivo bloco operatório, já estão a desmarcar o bloco operatório de amanhã e os restantes exames urgentes”, acrescenta.

Rafael Macedo termina a fazer um apelo de “ajuda às entidades responsáveis” para que o “acudam”: “Preciso de trabalhar para ajudar os doentes e sobretudo para evitar o dano que estão a provocar a estas pessoas já bastante debilitadas pela sua doença”.

Por fim, diz-se disponível para falar com “alguém do Conselho de Administração ou Direcção Clínica” e anuncia que estará no seu serviço até às 13h00, momento em que estava planeado terminarem os exames de hoje.

Entretanto, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) convocou uma conferência de imprensa de última hora para esta manhã, às 09h30, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.