Madeira

Prada quer PSD mais próximo dos trabalhadores

None Ver Galeria

“Se queremos chegar a mais pessoas e envolver muitos mais militantes nos TSD/M, temos de ser os primeiros a dar o exemplo, os primeiros a identificar os problemas e, também, os primeiros a apresentar soluções, para que, em conjunto, possamos afirmar a social-democracia, no mundo laboral”.

A afirmação é do secretário-geral do PSD/M, José Prada, que esta manhã marcou presença na abertura do Conselho Regional dos TSD/M – Trabalhadores Sociais Democratas da Madeira, o primeiro a ser realizado sob a liderança de Amílcar Gonçalves.

O Conselho Regional reuniu, hoje, dia 1 de Fevereiro, na Sede Regional da Rua dos Netos, visando a análise e a aprovação dos novos Estatutos e dos Regulamentos Eleitoral e de Disciplina desta estrutura. Estatutos que foram aprovados, por unanimidade, por mais de meia centena de membros que marcaram presença, nesta reunião.

A aprovação destes estatutos – que sofreram a sua revisão mais substancial desde a criação da organização, na década de 80 – abre espaço para que os TSD/Madeira possam simplificar os mecanismos associados ao seu funcionamento, criando-se as bases necessárias para que esta estrutura possa abrir-se à sociedade, adaptar-se às novas exigências do mundo laboral, integrar mais classes profissionais e contribuir para que, nas relações de trabalho, tanto na administração pública quanto no sector privado, haja mais humanização e valorização dos recursos humanos.

Destaquem-se, entre as principais alterações, o facto destes novos estatutos permitirem, pela primeira vez, a integração dos trabalhadores por conta própria nos TSD/Madeira.

Paralelamente, torna-se possível a extensão dos TSD/Madeira a todos os concelhos da Região, com concelhias próprias, assim como também passa a ser viável a inclusão, nesta estrutura, dos núcleos empresariais, ou seja, profissionais de empresas que também queiram fazer parte da organização.

À luz dos novos Estatutos ora aprovados, estão também garantidas as condições necessárias para que se reforce o apoio e o acompanhamento aos mais jovens, nos primeiros passos que estes dão no mercado de trabalho, assim como passa a ser possível, conforme objectivo assumido pela nova Direcção, a promoção de uma secção laboral para as pessoas aposentadas.

Com efeito, conforme relembrou o secretário-geral do PSD/M durante sua intervenção, esta revisão visou “alargar o leque de intervenção desta estrutura partidária, envolver mais militantes e adaptar as regras que norteiam os TSD/M à actualidade”.

“Quanto mais próximos estivermos dos nossos trabalhadores, melhor será a resposta do nosso Partido”, disse, vincando que “todas as estruturas do PSD/M – sejam os TSD, seja a JSD ou os Autarcas – devem estar focadas nesta proximidade e abertura à sociedade, prestando o seu contributo e trabalhando para que o partido vença as eleições, em 2021”.

“Todos, sem excepção, temos um contributo a prestar ao nosso partido e, neste caso, ao nível dos TSD/M, temos, também, o dever de contribuir para uma sociedade onde cada profissional se sinta mais valorizado e onde o trabalho seja dignificado. E é nesta dupla perspectiva que temos de trabalhar, em nome do PSD/M, mas, também, da nossa Região”, rematou.

Amílcar Gonçalves sublinha transparência e compromisso

Na sua intervenção, Amílcar Gonçalves manifestou a sua satisfação pela forma “célere, participada e transparente” com que se procedeu à revisão dos estatutos que hoje serão aprovados, lembrando que essa foi uma das principais bandeiras assumidas pela nova direcção, aquando da tomada de posse, em Dezembro passado.

Uma revisão que, conforme reiterou, “visa garantir a maior abertura dos TSD/M à sociedade, mas, também, uma maior capacidade de intervenção, de atenção e de resolução dos problemas no mundo laboral, numa realidade que, hoje, é necessariamente diferente daquela que existia na década de 80”.

A inclusão dos trabalhadores por conta própria, a extensão dos TSD/M a todos os concelhos, a integração de núcleos empresariais, a atenção aos mais jovens e aos aposentados foram algumas das novidades destacadas ao nível dos novos estatutos.