Madeira

Pedro Ramos congratula-se pelo investimento regional na Saúde Mental

None

Pedro Ramos presidiu à sessão de encerramento do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, que decorreu na Casa de Saúde Câmara Pestana. O secretário regional da Saúde evidenciou, durante o seu discurso, que a Região está a investir na área da Saúde Mental, depois de em 2017 ter apenas um psiquiatra ao serviço do SESARAM.

“O tema é interessante, ‘Entre levadas e veredas’, mas é assim que começa. No caso da Madeira, as nossas levadas e veredas foram o início de um caminho que conduziu ao desenvolvimento notório e que está à vista de todos. Dentro da Saúde Mental, se continuar a haver um investimento que considero ter de existir, também estes caminhos vão tornar-se menos sinuosos e serão muito mais alargados, que irão conduzir a políticas de saúde dentro desta área muito mais consistentes”, começou por referir Pedro Ramos, destacando que “nos próximos anos vai haver um investimento na área da Saúde Mental”.

“É uma aposta do Governo Regional. Em 2017 começámos por levadas e veredas na área da Saúde Mental, tínhamos só um psiquiatra, mas de repente já temos sete, portanto, todos caminhamos em conjunto. A aposta na Saúde Mental tem de ser feita em todos os níveis, quer na infância, quer na adolescência, na idade adulta, mas também nos cuidados continuados”, prosseguiu o secretário regional, frisando que foram abertas vagas para a área da pedopsiquiatria, composta actualmente por nove elementos.

Pedro Ramos evidenciou ainda “o preço da diária nas instituições de Saúde Mental”, que será revisto e diminuído, faltando apenas a protocolização entre as unidades e o Governo Regional.