Madeira

‘Liceu’ promove Prémio Infante D. Henrique

Neste prémio já participaram mais de nove milhões de jovens em 140 países.
Neste prémio já participaram mais de nove milhões de jovens em 140 países.

A Escola Secundária Jaime Moniz está a promover, junto dos seus alunos, a divulgação do Prémio Infante D. Henrique, destinado a jovens entre os 13 e os 24 anos.

O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de ‘The Duke of Edinburgh’s Award’, fundado na Grã-Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Em Portugal, o Prémio foi fundado no Porto em 1988, pelo Duque de Bragança que, para além de membro fundador é Presidente de Honra. Actualmente, encontra-se em funcionamento de Norte a Sul do País, assim como na Ilha da Madeira.

Este prémio constituiu um programa nacional e internacional de desenvolvimento pessoal e social de actividades voluntárias e não competitivas. É reconhecido pelas universidades e organizações empresariais e constitui-se como um complemento à educação académica, encorajando os jovens a desenvolverem-se como cidadãos activos e participativos, dando uma contribuição positiva à sociedade.

O Prémio Infante Dom Henrique tem três níveis: bronze, prata e ouro, com a duração de 6, 12 e 18 meses, respectivamente, e, em cada nível, os jovens têm que realizar quatro secções: recreação física, talentos, serviço à comunidade (voluntariado) e jornadas de aventura. No nível ouro, têm ainda o projecto residencial.

Os jovens não têm que realizar todos os níveis e podem entrar directamente para a prata ou para o ouro sem realizarem os anteriores.

No que diz respeito às datas de implementação, têm a ver com a data de inscrição dos jovens. A plataforma, na data da inscrição, dá automaticamente os prazos de conclusão de cada nível.

Neste prémio já participaram mais de nove milhões de jovens em 140 países.