Madeira

Governo Regional intensifica as acções de limpeza da floresta

None

“O Governo Regional efectua limpezas florestais durante todo o ano, no entanto, a partir da primavera intensifica-as, empenhando-se fortemente na defesa da população contra os incêndios. Hoje visitámos uma limpeza de carqueja e giesta, numa área de 54 hectares, na zona do Poiso, e que inclui também a beneficiação do Caminho Florestal das Lameirinhas”, disse hoje Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

“Estamos também prontos para avançar com o Plano de Prevenção e Vigilância aos fogos florestais, este ano mais bem equipados com duas viaturas pesadas de primeira intervenção estacionadas em espaço florestal”, adiantou.

Com o projeto de limpeza visitado hoje pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, pretende-se fomentar o desenvolvimento/consolidação de um coberto vegetal, característico dos habitats naturais do Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira, que se está a reconstituir numa área (Cruzes de Baixo/Lameirinhas) do Perímetro Florestal das Serras do Poiso.

Pretende-se, entre outros objectivos, retirar espécies como a carqueja e Giesta, beneficiar a área do parque de merendas e criar faixas de protecção ao longo do caminho florestal das Lameirinhas.