Madeira

Festa do Concurso escolar GEA Terra Mãe juntou 250 jovens no Funchal

O concurso foi promovido pela Secretaria Regional do Ambiente dos Recursos Naturais para abordar o domínio das geociências.

None Ver Galeria

A Festa do concurso escolar GEA Terra Mãe, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, reuniu hoje, nos Jardins de Santa Luzia, no Funchal, 250 jovens que participaram no Concurso Escolar, como forma de promover o convívio entre os alunos participantes e premiar os melhores trabalhos 2018/2019.

Os ‘Recursos Geológicos do Arquipélago da Madeira: valores naturais a proteger’ deram o mote para a 4.ª edição do concurso escolar GEA Terra Mãe, destinado aos alunos que frequentaram os níveis de ensino, desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional.

O Concurso GEA Terra Mãe pretende sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos, conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteúdos programáticos e desenvolver ideias e projectos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam), refere nota da Secretaria Regional do Ambiente.

Na Região Autónoma da Madeira, a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de recursos geológicos que importa conhecer, valorizar e preservar.

A observação, análise e caraterização dos diferentes valores naturais constituem importantes contributos para a compreensão e valorização da geodiversidade e para a consciencialização dos impactos da acção humana sobre estes recursos que importa preservar, num quadro de desenvolvimento sustentável e consciência cívica.

55% dos trabalhos apresentados a concurso foram em formato digital (vídeo, fotorreportagem, Jogo didáctico digital e spots publicitários), sendo que o júri atribuiu 17 prémios aos melhores trabalhos e quatro menções honrosas. Todos os alunos participantes no concurso receberam um prémio de participação.