Madeira

Contigente madeirense no Iraque regressa à RAM a 20 de Abril

None

A primeira missão de uma Força Nacional Destacada da Região Autónoma da Madeira, na ‘Operation Inherent Resolve’, em Besmayah, no Iraque, esta a chegar ao fim.

Tendo assumido, a 21 de Novembro de 2018, a responsabilidade de ministrar o treino e formação a centenas de polícias e militares iraquianos, a Força Nacional Destacada de madeirenses cumpriu com sucesso a sua missão, pelo que “por questões administrativas”, o regresso do 8º Contingente Nacional à Região Autónoma da Madeira foi antecipado, prevendo-se a sua chegada, em voo civil, ao Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, na madrugada do dia 20 de Abril.

No dia 15 de Abril vai realizar-se no teatro de operações a transferência de autoridade do 8º Contingente para o 9º Contingente que foi aprontado no Regimento de Infantaria 19 em Chaves.

Considerando que estamos a viver o período pascal, os militares irão nas próximas semanas partilhar com as suas famílias a recuperação da ausência associada ao cumprimento do dever.

Em 27 de Maio, serão recebidos na Quinta Vigia pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e em 2 de Junho, na Praça do Município, no Funchal, em cerimónia pública, na presença de altas entidades regionais e nacionais, farão a entrega do Estandarte Nacional que esteve à sua guarda durante a missão.

De referir, que para além da sua principal missão, os militares estabeleceram laços formais e informais com os vários contingentes aliados, conquistaram a confiança dos militares iraquianos e preservaram a cultura religiosa madeirense fazendo-se acompanhar pela imagem de Nossa Senhora do Monte.

No dia passado 31 de Março, ocorreu a cerimónia de retirada da Santa de Nossa Senhora do Monte da Capela San Fernando, na Base Grán Capitan.