Madeira

CMF e ACIF estendem Concurso de Vitrinismo da Festa da Flor a lojas de todo o concelho

None

A Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, tem em curso a 7.ª edição do Concurso de Decoração de Vitrines e/ou Fachadas dos estabelecimentos comerciais do Funchal, dedicado uma vez mais à Festa da Flor. A grande novidade desta edição será a extensão do concurso a estabelecimentos comerciais de toda a cidade, e não apenas da Baixa. Tal como na última edição de Natal, o público voltará a participar na escolha dos vencedores, através do Facebook oficial da Autarquia.

A iniciativa, cuja edição inaugural decorreu no Natal de 2016, pretende contribuir para a dinamização do comércio local, concretizando uma medida prevista no Programa de Revitalização de Comércio do Funchal, que, ao longo dos últimos anos, tem tido um papel preponderante na regeneração da economia da cidade.

O Concurso de Vitrinismo vai atribuir prémios aos cinco primeiros classificados, respectivamente entre 550 euros e 150 euros. As candidaturas estão abertas a todos os estabelecimentos comerciais do concelho, com montras visíveis ao público, e deverão ser efetuadas até às 17 horas do dia 30 de abril, em formulário próprio, disponível nos sites da CMF e da ACIF: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeB3Lmcafb-AXJEYKbU-QiFw7oTjhjXEeXyYHxiDKKbLue6DQ/viewform

A avaliação, que pretende eleger a melhor decoração tendo como elemento comum a flor, será efectuada em parte por um júri (60%), que terá como critérios principais o impacto visual das criações, a criatividade e a utilização de material natural/reciclável, e em parte pelo público em geral (40%), sendo que serão publicadas fotos de todas as montra no Facebook da Câmara Municipal do Funchal, onde decorrerá a votação do público, através de “gostos/ likes” nas publicações, entre os dias 3 e 13 de maio. Serão, igualmente, colocados dísticos nas montras de todas as lojas concorrentes, chamando à atenção e mobilizando à votação.

O objectivo da Câmara Municipal do Funchal é manter vários concursos anuais de vitrinismo em virtude das mais-valias associadas a esta iniciativa, não só no embelezamento das ruas nestas alturas especialmente simbólicas mas, sobretudo, pela importância da decoração das vitrines/montras para a atractividade dos clientes, também em termos turísticos, e, consequentemente, para a maior dinâmica de vendas.