Madeira

Centro de Inclusão Social da Madeira “é aposta a pensar no presente e futuro”

None

No âmbito das comemorações da Semana da Europa - ‘Jornada de Portas Abertas’, o Instituto de Desenvolvimento Regional da Madeira tem realizado um périplo de visitas a projectos concretizados na região com o apoio de Fundos da União Europeia.

Neste sentido, teve lugar uma visita de um grupo de alunos universitários ao recém-criado Centro de Inclusão Social da Madeira, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Governo Regional.

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais esteve presente na visita e fez questão de salientar a importância da concretização de uma obra desta magnitude, considerada única a nacional.

Trata-se, segundo a governante, de “uma infraestrutura pioneira, concretizada pelo Governo Regional, com o apoio financeiro da União Europeia e que conta com vários espaços inovadores destinados à melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais”.

“É um orgulho e uma satisfação poder afirmar que a Região Autónoma da Madeira está na linha da frente no que toca a questões ligadas uma sociedade mais inclusiva”, exemplo disso “é o compromisso assumido por este Governo em criar, de raiz, um Centro de Inclusão Social que pudesse facultar à população com deficiência as melhores condições de vida e a maior dignidade possível, tanto aos utentes como às suas famílias, destacou Rita Andrade, sendo este projecto uma “aposta do Governo Regional a pensar no presente e no futuro”.

Rita Andrade fez questão de salientar que não se trata de institucionalizar as pessoas “até porque estes utentes voltam para casa com os seus familiares e regressam no dia seguinte. Apenas nos casos de deficiência profunda em que os pais não têm condições para efetuar o devido acompanhamento é que materializamos o internamento, através da valência de Lar Residencial”.

No total, são cerca de 400 utentes dos vários Centros de Actividades Ocupacionais que passam a poder usufruir das várias valências inovadoras existentes nesta infraestrutura, tais como o tanque terapêutico, sala snoezelen, terapia ocupacional, treino da vida diária, circuito dos pés descalços, entre outros.

A comparticipação financeira do FEDER, para este projecto, foi na ordem dos 4,6 milhões de euros sendo que o Governo Regional comparticipou com cerca de 4,1 milhões de euros.