Madeira

Cafôfo reforça importância de envelhecer com saúde e longe do isolamento

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafôfo, presidiu, esta manhã, à sessão de abertura da conferência ‘Envelhecer com Saber’, que decorrerá durante o dia de hoje e de amanhã no auditório do Vida Mar Resort Hotel. A iniciativa municipal está integrada no 3.º Encontro das Universidades Sénior da RAM e pretende sensibilizar para a importância do envelhecimento activo e saudável.

“São nestes momentos de convívio e de intercâmbio de ideias que nos permitimos conhecer e entender outras realidades. Esse é exactamente o nosso objectivo para hoje, sensibilizar, debater e fazer pensar sobre a importância de envelhecer com saúde, qualidade de vida, bem-estar e longe do isolamento e da solidão”, disse Paulo Cafôfo.

O autarca sublinhou ainda que “o Funchal tem vindo a defender e reforçar uma estratégia coesa para o envelhecimento activo em que existe, efectivamente, uma preocupação com o estatuto do idoso, nomeadamente com os seus direitos e deveres mas, acima de tudo, com a qualidade de vida inerente a esta nova fase da vida”.

“Este é um lema que continuaremos a promover junto dos ginásios municipais, centros comunitários e dos nossos utentes seniores, com a certeza de que podemos e devemos fazer a diferença nas suas vidas”, frisou o presidente da CMF.

Cafôfo terminou fazendo referência ao programa municipal de actividades, onde estão plasmadas iniciativas de diversas naturezas, desde percursos pedestres, passando por actividades sociais, culturais, recreativas e de lazer, convívios, bem como actividades formativas e temáticas, além da componente desportiva, remetendo ainda votos de bom trabalho e sucesso aos presentes.

Recorde-se que o município foi distinguido com o prémio ‘Programa Desportivo Recomendado de 2019’, no IX Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, o que, segundo o autarca, “é um motivo de orgulho, mas também de responsabilidade na idealização de futuros programas de actividades transversais e multidisciplinares, que continuem a corresponder às necessidades dos nossos utentes”.