Madeira

Associação de promotores de banana critica visita de Cláudia Monteiro de Aguiar

ABAMA diz que reforço de ajudas comunitárias proposto não vai chegar aos que cultivam

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A ABAMA - Associação de Organizações de Produtores de Banana da Madeira vem através de comunicado enviado à redacção criticar a visita da candidata ao Parlamento Europeu do partido Social Democrata Cláudia Aguiar na passada segunda-feira ao armazém dos produtores de banana na Ponta do Sol. Segundo Antonino de Abreu e José Sousa, que assinam a missiva, o reforço das ajudas comunitárias para a banana proposto não será para os agricultores.

“Apareceu a candidata do PSD Madeira no dia 13 de Maio de 2019, no Armazém dos Produtores de banana na Ponta do Sol, a propor um reforço das ajudas comunitárias para a banana, mas não para os agricultores ou seja, um aumento das ajudas para os gestores da Gesba e o Sr. secretário Humberto Vasconcelos” acusam.

A ABAMA está descontente com a actuação da Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana e responsabiliza o Governo pela sua criação. A associação acredita que a ajuda comunitária para a banana tem sido usurpada. Em causa está a falta de actualização do preço ao produtor desde 2005, argumenta.

A associação diz que a confiança dos produtores na direcção da empresa está abalada e que os que se dedicam ao cultivo da banana estão a ser enganados. “Continuam a enganar os produtores de banana, iludindo-os com as ajudas, aumentando-as, intrujando o produtor”.

Contactado pelo DIÁRIO, o secretário regional da Agricultura e Pesca não dá credibilidade à associação e optou por não responder.