Madeira

‘aCORDE!’ junta cerca de 700 jovens

None

O evento ‘aCORDE!’ junta cerca de 700 jovens das escolas da Região Autónoma da Madeira, nas várias acções previstas entre os dias 4 e 9 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Madeira, mas também em oficinas de mestres tocadores. Trata-se de uma iniciativa incluída na comemoração do Dia Regional dos Cordofones Madeirenses.

Ricardo Correia, da Direcção de Serviços de Educação Artística, disse que há cada vez mais jovens interessados em aprender a tocar os instrumentos madeirenses. “Os jovens vão poder experienciar estes instrumentos pela primeira vez e vão poder ver ao vivo como se constrói um instrumento, na oficina do Carlos Jorge. Estou certo de que será uma experiência única que cruza a curiosidade e o saber”.

O projecto educativo de defesa dos instrumentos populares madeirenses nas escolas foi implementado, pelo Governo Regional da Madeira, no ano lectivo 1987/1988. Hoje, eventos como o que arrancou na Assembleia Legislativa, com pelo menos 300 jovens a participar de forma mais directa, dão mostras da revalorização da prática de instrumentos como o braguinha, o rajão e a viola de arame nas Actividades de Enriquecimento Curricular.

O Prémio Cândido Drumond e Vasconcelos foi atribuído ao professor Roberto Moritz, pelo seu trabalho, tanto pedagógico, quanto artístico e pela envolvência na divulgação e defesa dos cordofones madeirenses. Já o Prémio Carlos Santos, que distingue individualidades ou instituições que tenham contribuído de forma decisiva para a preservação dos cordofones, foi entregue a Roberto Moniz.