DNOTICIAS.PT
Mundo

Mais de 120 detidos e 15 polícias feridos em distúrbios em Barcelona

None
Foto EPA

Mais de 120 jovens foram detidos, dos quais 73 menores, e 15 polícias ficaram feridos, quatro deles em estado grave, nos distúrbios de sábado em Barcelona, de acordo com o último balanço divulgado hoje pelos Mossos d'Esquadra.

A manifestação, não autorizada, reuniu na tarde de sábado na Praça da Catalunha, em Barcelona, centenas de jovens, a maioria vestida de preto, na sequência de um apelo que circulou especialmente na rede social TikTok e semelhante a outros protestos ocorridos em cidades europeias, sobretudo em França, alguns dos quais culminaram em incidentes violentos.

Os Mossos informaram hoje terem detido 128 pessoas, das quais 122 são homens e seis mulheres, sendo que 56% dos detidos, ou seja, 72 jovens, são menores de idade, tendo dois antecedentes por distúrbios na via pública.

Há ainda 15 polícias feridos - 14 Mossos e um guarda municipal -, quatro dos quais estão de baixa devido a lesões graves.

Segundo a força policial, os jovens vandalizaram 23 estabelecimentos comerciais e provocaram 33 incêndios, nos quais os bombeiros tiveram de intervir.

Os Mossos d'Esquadra indicam ainda ter elaborado 63 autos administrativos relativos à apreensão de armas brancas, 'sprays', capuzes, fogos de artifício e pedras, entre outros objetos.

A comissária-chefe dos Mossos, Silvia Catà, explicou hoje, numa entrevista à 3catinfo, que a polícia catalã vinha acompanhando há alguns dias a convocatória do protesto nas redes sociais, mas ficou surpreendida com "a virulência gratuita" empregada pelos manifestantes, sobretudo contra os agentes.

Catà informou que também houve uma convocatória para uma manifestação semelhante em Madrid, que decorreu com menor participação e incidentes de menor gravidade.

Os manifestantes, explicou, eram "pessoas totalmente desorganizadas", que se reuniram na Praça da Catalunha convocadas pelo TikTok e que, uma vez lá, se distribuíram em grupos de quatro a seis jovens que, "sem uma reivindicação" concreta, protagonizaram os incidentes.

O conhecimento dessa convocatória, indicou, permitiu que os Mossos começassem a mobilizar-se na praça a partir das quatro da tarde e a identificar os jovens, que "se inspiram nos incidentes que ocorrem em França".

"Não há nada por trás dessa violência, é violência gratuita", detalhou.

Os Mossos estão hoje a trabalhar na identificação de todos os detidos para os encaminhar para o tribunal competente ou para o Ministério Público de Menores, consoante a idade.

Segundo informou a polícia catalã, durante os distúrbios os agentes fizeram um "uso seletivo" dos lançadores de projéteis de espuma "face à intensidade dos ataques e para restabelecer a normalidade".

As ações violentas dos manifestantes mantiveram-se até às 22:00 de sabado, altura em que os incêndios que ainda ardiam nas ruas foram considerados extintos.

Para além das forças de intervenção, a polícia catalã teve de mobilizar várias equipas de extinção de incêndios dos bombeiros e implementar um dispositivo de proteção policial para garantir uma intervenção segura em cada local.