DNOTICIAS.PT
Madeira

Empresários da poncha “deviam olhar mais pelo produtor regional”

Apelo do presidente da Junta de Freguesia da Ilha na ‘Festa do Limão’

None

As dificuldades de escoamento do limão regional, nomeadamente aquele que é produzido na freguesia da Ilha - localidade que representa um quarto da área de limoeiros da Região e tem o maior produtor regional – foi uma das tónicas da intervenção de João Gomes Luís, presidente da Junta de Freguesia da Ilha, esta tarde, no palco da ‘Festa do Limão’.

Mais que o desejo que seja possível “escoar mais o produto”, o autarca apelou aos empresários da poncha, alguns presentes no certame, que valorizem o limão regional, adquirindo-o em detrimento do limão importado. Fê-lo depois de revelar que “as vezes há muitos produtores de limão que ficam com o limão na terra”, realidade que poderia ser mitigada se a opção pelo consumo do fruto citrino fosse a origem regional. “As empresas regionais de poncha deviam olhar mais pelo produtor regional”, apelou.

Da parte da ‘sua’ Junta de Freguesia, depois da estreia na edição de 2024, repetiu-se este ano a entrega de prémios aos melhores produtores/expositores, num total de 570 euros. A verba possível para uma autarquia tão pequena como a Ilha, mas que não deixa de ser “um incentivo” à produção de limão.

À parte deste desejo, João Luís fez questão de lembrar “os pioneiros que em 2002 deram início a esta Exposição Regional do Limão, uma Exposição que tem vindo a crescer significativamente ao longo dos anos e que orgulha a costa norte da Madeira e especialmente a freguesia da Ilha, onde não é por acaso que o maior produtor de limão da RAM é da freguesia”, salientou.

Elogios a todas as entidades envolvidas, em especial ao Governo que “ao longo dos anos tem sido um parceiro de excelência” e desejos das “maiores felicidades” à ainda secretária regional de Agricultura, Ambiente e Pescas, Rafaela Fernandes, que na próxima semana cessa funções no Governo Regional para regressar à Assembleia Legislativa Regional.