DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

Força Madeira aponta estratégias para desenvolvimento da agricultura

None

Foi no seguimento de uma visita ao Santo da Serra, hoje, que a coligação Força Madeira, apontou aquelas que considera ser medidas estratégicas que visam o desenvolvimento da agricultura na Região. A candidatura às Regionais de 23 de Março contactou com comerciantes e produtores e aponta da escassez de água como grande desafio.

Nesse sentido, PTP, MPT e RIR pretendem o uso de sistemas de irrigação eficientes e dizem que a concorrência dos produtos importados é também um desafio para os agricultores da Região.

Para o sector da agricultura, a coligação defende um maior apoio financeiro, por forma a criar incentivos financeiros, como subsídios e linhas de crédito com juros baixos, para os agricultores da Madeira investirem nas suas propriedades e melhorarem as suas técnicas de produção.

Por outro lado, a Força Madeira quer "promover o acesso dos agricultores às cadeias de distribuição e comercialização de alimentos, por meio da criação de mercados locais, supermercados regionais, feiras agrícolas e programas de venda direta ao consumidor". 

Ainda neste campo, a candidatura encabeçada por Raquel Coelho indica que é preciso uma maior aposta na pesquisa e desenvolvimento, investindo em pesquisas agrícolas específicas para a Madeira, visando o desenvolvimento de variedades de culturas adaptadas às condições climáticas e solos locais.

A infraestrutura agrícola pode ser melhorada com "estradas rurais, sistemas de irrigação e armazenamento de produtos agrícolas, para facilitar a produção, transporte e comercialização dos alimentos". Além disso, considera imprescindível a promoção da agricultura sustentável, incentivando práticas agrícolas sustentáveis, como agricultura biológica, controlo de pragas e conservação do solo, visando a preservação dos recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis.

Por fim, segundo Liana Reis, é preciso chegar à população, consciencializando sobre a importância da agricultura local e o consumo de alimentos frescos e provenientes da Região, por meio de campanhas educativas e de divulgação dos benefícios dos produtos agrícolas da Madeira.