Depressão Jana chega à Madeira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que até às 23h54 de domingo a Madeiras seja assolada por vento, chuva e agitação marítima - Frente fria associada à depressão Jana.
No comunicado envidado às redacções, o IPMA, prevê que nos próximos dias a Madeira esteja perante" períodos de chuva ou aguaceiros, que se manterão até domingo, dia 9. Esses aguaceiros ocorrerão sob a forma de neve acima de 1500 metros de altitude amanhã, dia 8.
O vento soprará de noroeste, moderado a forte, com rajadas até 85 km/h, podendo atingir 110 km/h nas terras altas."
Refere ainda o comunicado que "o vento diminua gradualmente de intensidade a partir da manhã de domingo". É esperado o um "aumento da agitação marítima, com ondas que irão atingir 5 a 6 metros de altura significativa na costa norte e em Porto Santo, podendo atingir uma altura máxima de 11 metros, amanhã e domingo, começando a diminuir gradualmente a partir do dia 10.
Nota ainda na informação vindo do IPMA, que para a parte oeste da costa sul, está previsto "ondas com altura significativa de 4 a 5 metros neste período.
Perante estas condições meteorológicas O IPM já emitiu "avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima."