DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

PAN Madeira defende aposta na Língua Gestual Portuguesa

None

O PAN Madeira vem, através de comunicado, manifestar que a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência na Madeira continuam a ser "desvalorizadas", com falhas na aplicação da legislação e ausência de medidas concretas de modo a garantir os seus direitos.

Nesse sentido, o partido alerta para a necessidade de reforçar o investimento na formação em Língua Gestual Portuguesa, criar mecanismos de apoio ao treino de cães-guia na Região para as pessoas com deficiência visual e corrigir falhas nos transportes públicos para estas pessoas.

O PAN salienta que, actualmente, "os utilizadores de cães-guia continuam a enfrentar dificuldades no seu dia a dia, seja pela falta de apoios para o treino destes animais na Madeira, obrigando-os a recorrer ao exterior, seja pela resistência de alguns estabelecimentos em cumprir a lei e permitir o acesso. Além disso, os novos autocarros SIGA não estão adaptados a estas necessidades, dificultando a mobilidade destas pessoas."

O PAN defende a implementação de medidas eficazes de modo a garantir o respeito da legislação e a criação de um programa regional de treino de cães-guia, eliminando barreiras para quem deles necessita. A acessibilidade não pode ser uma questão secundária. É urgente garantir o direito das pessoas surdas, com mobilidade reduzida e com deficiência visual à mobilidade, à comunicação e à participação democrática. Sem investimento na Língua Gestual Portuguesa, sem transportes adaptados e sem respeito pela lei, estamos a deixar parte da população para trás Válter Ramos, Vice Porta-Voz do PAN Madeira