DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

Eu voto! O apelo de Sónia Gonçalves

"É essencial estarmos atentos e informados", afirma doutorada em Comunicação

None

Numa altura em que as posições sobre determinado assunto se podem difundir facilmente através de publicações e partilhas nas redes sociais e outros canais online, assistimos – como nunca –  a um aproveitamento destes mecanismos de proliferação para moldar a opinião pública.

É que a quantidade de informação que circula nos diferentes canais pode ser tanto um benefício como um desafio. Por um lado, possibilita-nos o acesso a diferentes perspetivas e cenários que podem ser analisados de forma crítica. Por outro, pode traduzir-se na disseminação de desinformação, com discursos polarizados e narrativas falsas que têm como único propósito distorcer a realidade e manipular perceções.

Como tal, sobretudo em véspera de eleições, é essencial estarmos atentos e informados, tendo em vista a nossa participação ativa. Através do voto, um instrumento fundamental da nossa democracia e a principal ferramenta da nossa participação política, prestamos o nosso contributo para a tomada de decisões justas e representativas.

Mas não podemos apenas exercer o nosso direito de voto. Temos de fazê-lo com responsabilidade, tendo por base informações verificadas e um pensamento crítico sobre as diferentes propostas e os candidatos.

Urge, portanto, uma maior aposta em literacia mediática (e política), para que todos possamos discernir os conteúdos verdadeiros dos falsos, não nos deixando manipular por interesses políticos. Portanto, votemos com consciência!