DNOTICIAS.PT
Madeira

Requalificação do Auditório do Jardim Municipal custou 88.072,88 euros

None
Foto André Ferreira

A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, e o vice-presidente, Bruno Pereira, estiveram, hoje, no Auditório do Jardim Municipal, para a apresentação das intervenções recentemente concluídas neste espaço cultural, que acolhe cada vez mais eventos culturais de referência.

Desde 2022, o Executivo Municipal tem investido na requalificação deste auditório, tendo sido realizada, numa primeira fase, uma intervenção no valor de 50 mil euros, dedicada à substituição das pedras de cantaria da cobertura, informa a autarquia numa nota de imprensa.

"Era um espaço que não estava a ser utilizado e estava em degradação, e logo que fizemos esta intervenção garantimos condições para ter um auditório pronto para receber iniciativas culturais e musicais", referiu Cristina Pedra, sublinhando que "este espaço nobre, para além de poder ser um espaço verde com um jardim para os munícipes e para quem nos visita, tem ainda o auditório enquanto um possível espaço dedicado à arte, cultura e teatro.”

Após a primeira requalificação, acima referida, a autarquia concluiu, este ano, uma nova empreitada no valor de 88.072,88 euros, que permitiu resolver de forma definitiva o problema de infiltrações de água no subpalco, através da impermeabilização completa do palco do auditório. "Já se trata de um investimento total de 160 mil euros", sublinhou a autarca.

Além da impermeabilização, a intervenção incluiu ainda a aplicação de um novo pavimento em calçada portuguesa com acabamento polido, a rectificação do revestimento em pedra da escadaria frontal do palco, a substituição de pedras de cantaria danificadas, a reparação de portas e fechaduras e a instalação de um novo sistema de iluminação, dá conta a nota de imprensa.

Foi também reabilitada a sala de ensaios situada na cave do auditório, com a substituição do tecto falso por um sistema de insonorização e a renovação das instalações sanitárias. Este espaço, como referiu Cristina Pedra, "será agora uma zona de ensaio permanente para diversas bandas e grupos, com todas as condições dignas", notando que "estas intervenções tiveram que acontecer para serem asseguradas as condições adequadas para a realização dos eventos". Por outro lado, para melhorar as condições dos artistas e profissionais que utilizam o auditório, foi ainda criada uma nova entrada para os camarins.

A partir de Abril, a Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Cultura, assume ainda o compromisso de promover um evento mensal de produção própria neste auditório, sendo o primeiro no dia 30 de Abril, às 19 horas, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Dança, em parceria com a Associação Darte Madeira.

Com este investimento, a Câmara Municipal do Funchal reafirma "a sua aposta na reabilitação dos equipamentos culturais da cidade, garantindo condições adequadas para a realização de espectáculos e para a fruição da cultura pela população, transformando a cidade num palco vivo e dinâmico".