DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

Eu Voto! O apelo de Leonel de Freitas

Ex-director da RTP-M pede: "Não desperdice a conquista..."

None

Foi na escola onde não podia falar de política que votei pela primeira vez. Era a democracia a florir.

Saber que não seria mandado por alguém sem legitimidade. Saber que a "minha escolha faz a diferença" como escreveu Mark Shulman no seu livro para os mais jovens sensibilizando-os para a importância de participar e decidir as nossas escolhas incluindo a opção política.

É entregar a nossa representatividade a alguém que julgamos ser o melhor para nós e para a coletividade. Mesmo que tenhamos surpresas e afinal não era o que sonhávamos 

Só o poder do voto permite mudar ou confirmar políticas. Há países em que os seus cidadãos ainda não conhecem as eleições ou outros em que o processo é uma farsa onde o poder se perpetua e o voto é uma mera fantasia controlada...

Felizmente nós temos esse poder em democracia. Não desperdice essa conquista. Não se sinta desconfortável mais tarde sabendo que a ausência do seu voto e de mais alguns fez com que a política virou para aquilo que não seria o seu desejo.

Mesmo que esteja frustrado com novas propostas irrealistas, promessas ilógicas e inviáveis, populistas e eleitoralistas, só o seu voto pode fazer a diferença. Afinal só com o voto podemos ter governos em democracia.

Não deixe os outros decidirem a sua vida nas suas costas. Nesta era tecnológica defendo o voto eletrónico acessível a todos, reduzindo a inércia e a abstenção. E fica o reparo pela descoordenação da publicação da nova lei eleitoral que permitiria o voto em mobilidade.