DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

CDS defende deslocalização de serviços públicos para combater "desertificação"

None
Foto Aspress

"O CDS defende que o Governo Regional deve deslocalizar alguns serviços que estão sedeados no Funchal para as freguesias e concelhos mais despovoados", manifestou o partido em comunicado remetido este domingo às redacções.

Na mesma nota, os centristas indicam que "a Costa Norte da Madeira está a perder população à razão de 10 por cento por cada década". "Esta 'desertificação' é acentuada por um envelhecimento acentuado da população", evidencia o partido, sustentando assim a necessidade de descentralizar alguns serviços.

"A descentralização de algumas direcções regionais, de empresas públicas e de serviços permitiria dinamizar as economias locais, criar emprego qualificado e atrair quadros e fixar mais jovens nestas localidades", reitera o CDS.

Paralelamente, a candidatura defende que "esta medida tem de ser acompanhada de um sistema fiscal mais atractivo, de incentivos para quem investir e trabalhar no Norte da Madeira e de um programa para apoiar o regresso de muitos jovens emigrados às suas terras de nascimento".

O Governo Regional pode e deve impulsionar e criar as condições para descentralizar o investimento privado e criar emprego nos concelhos que estão a perder população CDS