DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal recebe o II Fórum do Pão com foco na sustentabilidade e tradição

None

Abriu, hoje, o II Fórum do Pão, iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, que durante três dias decorre no Centro Cultural e de Investigação do Funchal e está integrada na 'Semear', estratégia alimentar municipal, "que é saudável, sustentável e inclusiva", e com parcerias, quer públicas, quer privadas, como deu nota Cristina Pedra, na sessão de abertura.

Cristina Pedra, que esteve acompanhada pela vereadora Helena Leal, destacou o sucesso e alcance da 'Semear', reiterando o compromisso da autarquia com a sustentabilidade, educação, inclusão e comércio local, apontando que, no primeiro ano, realizaram-se 255 iniciativas que chegaram a 11.500 pessoas, sendo que o objectivo desta edição é superar os números anteriores.

A presidente da CMF também realçou o sucesso do 'FanLab', mais direccionado para as crianças e que integra igualmente a 'Semear', já que realizou cerca de 40 acções envolvendo 4.000 crianças e que, através da sensibilização,  são "o maior e melhor veículo" para passar a mensagem e alcançar os objectivos que a autarquia pretende. 

O II Fórum do Pão, que hoje começou, tem, neste primeiro dia, um  Live Cooking e Palestra com o Chef Octávio Freitas. Durante a tarde haverá lugar para a palestra 'Reserva de sementes' com Manuel Neto.

Nos três dias do evento decorrerão degustações e mostras de pão, promovidas pela Socipamo e Panidoce e os showcookings da Kitchen Team by Chef Octávio Freitas do The Views Hotels.

No segundo dia, quinta-feira, dia 13, decorrerá a palestra 'Do grão ao Pão: História, Tradição e Inovação na Panificação' com Carolina Gonçalves da Insular Produtos Alimentares, e na sexta-feira, dia 14, Patrícia Miguel, mentora do projecto 'BRUTA' dinamizará a palesta 'Isto não é um Pão' bem como a oficina 'A optimização da Mãe. Ciência e adaptação às circunstâncias'.

Simultaneamente estarão a decorrer actividades educativas intituladas 'Com as mãos na Massa' dirigidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho. As actividades são promovidas pel’ ‘A Biqueira’, e visam sensibilizar para a arte de fazer o pão de forma tradicional, bem como a importância deste alimento nos costumes culturais madeirenses.