Quinteto de Sopros "Atlântida" actua hoje no Reid's Palace
Decorre esta noite, pelas 21h30, um concerto de música de câmara protagonizado pelo Quinteto de Sopros "Atlântida", que terá como cenário o Reid's Palace A Belmond Hotel, "nobre parceiro de longa data" da ANSA/Orquestra Clássica da Madeira da qual o quinteto é uma das variantes.
"Pelas propostas de programa diferenciadas e brilhantes interpretações, os concertos de música de câmara têm uma procura e reconhecimento por parte do nosso público que muito nos satisfaz", frisa o director artístico da OCM, Norberto Gomes.
Assim, neste concerto, o Quinteto de Sopros "Atlântida" irá "interpretar obras de dois períodos da História da Música Ocidental, do período clássico e do período moderno", sendo que "do período clássico será uma obra do violoncelista, maestro e compositor alemão Franz Danzi; e do período moderno obras do pianista e compositor espanhol Manuel De Falla, considerado como uma grande referência no panorama musical da primeira metade do século XX; do compositor húngaro Ferenc Farkas cuja obra é constituída por mais de 700 títulos com origem na tradição musical húngara e italiana, bem como na dodecafonia, e inclui uma grande variedade de diferentes géneros tais como: óperas, musicais, balés, música incidental e cinematográfica, obras orquestrais, concertos, música de câmara, missas, oratórios, cantatas, coros e arranjos; no fim com o destacado bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla, cuja obra revolucionou o tango tradicional em um novo estilo denominado 'nuevo tango', incorporando elementos do jazz e da música clássica. Um excelente bandoneonista, conhecido na sua terra natal como 'El Gran Astor'", explica.
De realçar que o Quinteto de Sopros “Atlântida” é constituído por "instrumentistas da Orquestra Clássica da Madeira dos naipes dos sopros", tendo-se "apresentado ao longo das últimas décadas nas várias temporadas da Orquestra Clássica da Madeira, possui no seu vasto repertório obras de vários compositores regionais, nacionais e internacionais, assim como adaptações e arranjos de obras de referência dos vários períodos da história da música. Os seus concertos pautam-se pelas leituras fiéis ao texto, proporcionando momentos de alto nível artístico ao seu público, assim como momentos de descontração com repertórios mais ligeiros que também integram os seus programas", frisa.
Pedro Camacho na Flauta, Louise Whipham no Oboé, José Barros no Clarinete, Manuel Balbino no Fagote e Rúben Silva na Trompa, são os "músicos dedicados e experientes, que iremos apresentar no Reid's Palace A Belmond Hotel, o programa pensado para esta ocasião", hotel que "tem conquistado importantes distinções a nível internacional e nacional. Ao longo dos seus 133 anos de existência" e que "tem servido hóspedes provenientes de todo o mundo, nos quais se incluem personalidades célebres de diferentes áreas, assim como os nossos ilustres convidados, maestros e solistas, com que a Orquestra Clássica da Madeira e a sua entidade gestora (Associação Notas e Sinfonias Atlânticas) se sente verdadeiramente agradecida", refere o responsável. "O Reid's Palace é um espaço que faz parte da história da Região, onde se conjuga a beleza, o requinte e o luxo, e onde cada detalhe é pensado ao mais ínfimo pormenor", recorda.
Uma palavra para o público: "Contamos com a vossa presença que, como sempre, temos o maior gosto em tocar para vós com a alegria e a energia que nos é caraterística."
PROGRAMA
Ferenc Farkas [1905 - 2000] - Early Hungarian Dances
Franz Danzi [1763-1826] - Quinteto Op. 56, Nº 2 em sol menor
Manuel De Falla [1876-1946], trans. Wayne Peterson - Four Spanish Pieces
Astor Piazzolla [1921 - 1992] arr. Jeff Scott - Libertango
Os bilhetes têm um custo unitário de 20€ e estão à venda na recepção do Reid's Palace A Belmond Hotel.