GR comparticipou mais de 6.700 tratamentos na área da saúde oral através do +Sorriso
O Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), comparticipou 6.727 tratamentos na área da saúde oral a crianças e jovens da Região com o Programa ‘+Sorriso’.
Em nota emitida, o IASAÚDE revela que o investimento ultrapassa os 383.398 mil euros permitindo a comparticipação de produtos e/ou tratamentos de cuidados ortodônticos, incluindo a colocação de aparelhos e as consultas de avaliação, bem como de controlo.
Numa visita a um dos 25 prestadores aderentes, a presidente do IASAÚDE, Rubina Silva, sublinhou a importância destes contactos, no sentido de acompanhar a implementação do programa e de garantir que os benefícios do mesmo cheguem a quem mais precisa.
“O Programa tem um impacto directo na saúde oral dos jovens, contribuindo para a prevenção de problemas mais graves no futuro e promovendo o bem-estar e auto-estima”, salienta Rubina Silva.
O Programa ‘+Sorriso’ tem por principal objectivo garantir que as crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos (inclusive), residentes e inscritas num Centro de Saúde da Região, tenham o acesso facilitado à colocação de aparelhos fixos e/ou removíveis e de contenção, assim como às consultas de avaliação e de controlo, através de comparticipação imediata no acto da consulta.
O benefício representa um alívio financeiro para as famílias madeirenses e porto-santenses, pois cobre uma parte significativa dos cuidados do tratamento ortodôntico, tornando os cuidados de saúde oral de qualidade mais acessíveis à generalidade das crianças e jovens da Região. IASAÚDE
Segundo o IASAÚDE, a maior fatia dos serviços prestados compreende o controlo de aparelhos fixos (57%), seguido da colocação do aparelho fixo (20%) e da consulta odonto estomatológica (8%). A restante percentagem incide sobre exames complementares e a colocação de aparelhos de contenção (fixos e removíveis).
Para beneficiar do Programa ‘+Sorriso’, é necessário que a criança ou o jovem realize uma consulta de avaliação com um médico dentista ou estabelecimento prestador de cuidados dentários aderente ao Programa, que irá determinar as necessidades de tratamento.
Caso seja identificada a necessidade de tratamento ortodôntico, a inscrição no Programa poderá ser feita na plataforma 'on-line', disponível em maissorriso.iasaude.pt.