A guerra na Ucrânia - a guerra de todos?
A guerra injusta da Rússia contra a Ucrânia é terrível. Mas a questão deve ser colocada: poderá a Ucrânia derrotá-los? Rússia que é apoiada pela China e pela Coreia do Norte. Este grande país com poder nuclear, cuja última bomba supernuclear RS-28 Sarmat é também chamada de Satanás 2. Não, a Ucrânia não pode derrotar a Rússia sem que a NATO declare guerra à Rússia, o que conduz inevitavelmente e razoavelmente a uma guerra mundial. Como cristão, estou pronto para ir para o céu, mas estarão milhares de milhões de outros?
Eu não sou realmente um “amigo russo”. Tenho familiares que os russos mataram na Finlândia durante a Segunda Guerra Mundial. É fácil levar na boca as grandes palavras que ouvimos os políticos e outros dizerem nos meios de comunicação social, mas quando as bombas caem sobre a própria casa ouve-se outro som, a avó da minha mulher foi morta pelos russos dessa forma. Talvez a 3ª Guerra Mundial esteja bem agora, se escolhermos solidariamente que a guerra na Ucrânia é uma guerra de todos, não sei. Mas talvez não devêssemos lutar por isso, mas sim dar uma oportunidade à paz. E Putin não será para sempre, um «Gorbachev» pode substituí-lo.
O meu coração anteriormente não-cristão regozijou-se com uma Rússia bombardeada nuclearmente, mas agora, como crente, devo amar os meus inimigos, como Jesus diz. E os ucranianos querem mesmo morrer? Será que podem estar desgastados e querer paz, mesmo que o preço seja elevado? Para a Finlândia, a paz com os russos custou muito caro, mas aqui continuamos a viver. No que diz respeito aos russos, de acordo com as experiências finlandesas, ou é “All in”, como nas guerras contra a União Soviética há mais de 80 anos, ou compromisso, como entre 1944-1990. A história ensina-nos que os russos não desistem facilmente e estão prontos a sacrificar o seu próprio povo pela vitória. Se escolhermos “all in”, ou seja, guerra total, então as bombas cairão por todo o lado, incluindo para ti e para mim, no final até o grande e mau Satanás 2. Estamos prontos, a guerra na Ucrânia é uma guerra de todos?
Peter Kujala