DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

PSD quer que metade da electricidade consumida na Madeira seja de fontes renováveis até 2030

Candidatura este hoje no Porto Santo, que aponta como "o melhor exemplo da sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica da Região"

None

Foi a partir do Porto Santo e da Central de Baterias local, que o PSD, pela voz de Carla Rosado, destacou "o forte compromisso do Governo Regional da Madeira com a sustentabilidade energética", reforçando que "a transição para energias renováveis é essencial num contexto de alterações climáticas cada vez mais desafiador". 

"Face às alterações climáticas, o Governo Regional, ao investir em infra-estruturas modernas e eficientes, está claramente a assegurar um futuro mais sustentável e uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores”, disse a candidata, apontando que a meta é que, até 2030, "pelo menos, 50 por cento da electricidade consumida na Região seja proveniente de fontes renováveis, através da expansão dos parques eólicos, centrais solares e projetos de armazenamento de energia".

"No futuro, o objectivo é atingir a neutralidade carbónica e uma energia mais verde", frisou Carla Rosado, evidenciando que "a Madeira e o Porto Santo têm sido palco de um plano estratégico sustentável, com investimentos em energias renováveis e na modernização das infra-estruturas energéticas".

Aliás, "o Porto Santo foi pioneiro em Portugal com a instalação da primeira central eólica do país, marcando um ponto de viragem na exploração de fontes de energia renovável. Este investimento demonstrou a capacidade, a visão, a inovação e, mesmo, a antecipação da RAM, particularmente, na diminuição da pegada ecológica e do impacto ambiental", destacou.

Carla Rosado concluiu a sua intervenção, reafirmando, assim, o compromisso do PSD em "continuar a liderar a transição energética na Região, contribuindo para o todo nacional, promovendo políticas ambientais robustas e apoiando o desenvolvimento económico sustentável".