Confiança apresenta proposta para a requalificação do Campo Desportivo do Amparo
Os vereadores da Coligação Confiança apresentaram uma proposta de deliberação na Câmara Municipal do Funchal para a requalificação do Campo Desportivo do Amparo. Um espaço público que, conforme referem, "devido à negligência do executivo PSD, se encontra actualmente degradado e subaproveitado".
Aliás, este é um assunto que está hoje em destaque no DIÁRIO, nomeadamente na rubrica 'No Rasto de...'.
PSP apreende 20 armas por mês
Polícia confiscou mais caçadeiras, pistolas ou revólveres no ano passado do que em 2023. Facas, navalhas e outros artigos cortantes lideram as apreensões. Comando Regional tem mais de 2 mil objectos recuperados nos últimos quatro anos e que aguardam ordem de destruição. É esta a notícia que faz manchete na edição impressa do DIÁRIO de Notícias da Madeira desta terça-feira, 25 de Fevereiro.
"O Campo Desportivo do Amparo, construído no âmbito da urbanização da zona e cedido ao município como equipamento público, esteve sob a gestão do condomínio dos prédios confinantes por um período alargado, sendo posteriormente devolvido à alçada da Câmara Municipal do Funchal. Diversas associações já manifestaram interesse em utilizar este espaço para o desenvolvimento das suas actividades desportivas, demonstrando a sua importância para a comunidade", indicam os vereadores em nota à imprensa.
Dizem ainda que "a Coligação Confiança tinha inscrito no seu programa eleitoral a requalificação deste espaço num polidesportivo adaptado a actividades seniores e à promoção do envelhecimento ativo, proporcionando melhores condições para a prática desportiva e o convívio intergeracional". No entanto, conforme dão conta, "desde 2021, o PSD tem ignorado esta infraestrutura, deixando-a ao abandono e permitindo que se degradasse até se tornar um estaleiro insalubre e inseguro para os moradores".
A proposta agora apresentada pelos vereadores da Confiança prevê: "a requalificação do Campo Desportivo do Amparo para acolher actividades desportivas e promover o envelhecimento activo; o desenvolvimento de um processo participativo que envolva moradores e associações desportivas na definição do futuro do espaço; a limpeza e remoção urgente de materiais inadequados, restaurando as condições mínimas de salubridade e segurança e a garantia de que o espaço seja colocado ao serviço da população, dos munícipes e das associações desportivas, fomentando a prática desportiva e a dinamização comunitária".
Cláudia Dias Ferreira, vereadora da Confiança, diz que "o PSD herdou um espaço funcional e deixou-o transformar-se num estaleiro abandonado". Nesse sentido, conforme refere, "esta proposta visa devolver o Campo Desportivo do Amparo à comunidade, garantindo que volta a cumprir a sua função como espaço público de qualidade".
Por fim, diz que "a Confiança defende a valorização dos equipamentos municipais e exige que o executivo PSD assuma a sua responsabilidade na degradação deste espaço, ao invés de continuar a descurar as necessidades da população do Funchal".