DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Orquestra de Cordas Ensemble XXI em concerto no Savoy Palace

None

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta hoje, 17 de Dezembro, um concerto com uma das suas orquestras de cordas, o Ensemble XXI, sob a direcção musical de Yuriy Kyrychenko, a ter lugar às 21h no Savoy Palace do Grupo Savoy Signature.

"De referir que o Grupo Savoy Signature é uma das distintas marcas que estão associadas à marca Orquestra Clássica da Madeira, que desde Setembro de 2023 tem vindo a apoiar o projecto cultural de música erudita levando ao público a vivenciar momentos de elevada fruição artística através dos ensembles da Orquestra Clássica da Madeira", refere nota enviada pelo director artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes.

A proposta musical do “Ensemble XXI” irá levar o público a fazer uma viagem pelo período clássico com a Serenata N.º 13 mais conhecida como Eine kleine Nachtmusik, KV 525 de Amadeus Mozart, escrita em 1787 e publicada postumamente em 1827; passando pelos finais do período romântico com as 4 Peças Ragtimes do pianista e compositor americano Scott Joplin, considerado “o rei do Ragtimes”, sendo o ragtime, juntamente com o blues, uma das principais influências na fase inicial do desenvolvimento do jazz, e onde serão interpretadas as suas quatro peças mais representativas do Ragtimes: The Entertainer, Bethena (A Concert Waltz), Solace (A Mexican Serenade) e Maple Leaf Rag; e pelo período moderno com 4 Jazz Songs do também compositor americano e pianista de jazz Edward Kennedy "Duke" Ellington.

Sobre o Ensemble XXI, esta orquestra de cordas foi criada no seio da Orquestra Clássica da Madeira, e tem como objectivo primeiro interpretar obras para pequena orquestra de cordas de compositores do Séc. XX e Séc. XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontramos desde compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros. Numa abordagem mais leve o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington, assim como aborda outros períodos da história da música. Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo.

Salientar que a Orquestra Clássica da Madeira, que conta com cerca de 62 anos de existência no panorama artístico-cultural da Região Autónoma da Madeira, "sente-se reconhecida com esta parceria na medida em que lhe tem permitido receber os seus convidados maestros e solistas, com a dignidade que merecem. Por outro lado, a realização de concertos no Savoy Palace tem possibilitado ao público usufruir da hospitalidade e da beleza deste magnifico espaço, cuja localização desvenda as suas deslumbrantes vistas do oceano Atlântico e dos seus jardins combinando-as com um design impressionante que harmoniza o arrojado, o moderno e o histórico em todo o seu esplendor."

"Estimado Público, contamos com a vossa presença que, como sempre, temos o maior gosto em tocar para vós com a alegria e a energia que nos é caraterística. Estão convidados para virem passar um serão connosco nesta que é a época mais bela do ano, época de partilha e criadora de lembranças inesquecíveis em família e na convivência com os amigos", remata a nota.