Albuquerque garante que o orçamento reflecte "políticas sufragadas pelo povo"
O presidente do Governo Regional fez a intervenção de encerramento do debate na generalidade do orçamento e plano para 2026 sublinhando que estes documentos reflectem "políticas sufragadas pelo povo madeirense". Uma vontade popular que resulta do "crescimento económico".
Um crescimento que Miguel Albuquerque compara com outros países, nomeadamente a União Europeia. Portugal foi o país que mais cresceu na zona euro e "a Madeira cresceu mais do que o país".
Uma economia a crescer há 55 meses, taxa de desemprego que "é a mais baixa em 22 anos" e um rigor orçamental que destaca.
Albuquerque rejeita o "choradinho" do JPP e assegura que o governo vai cumprir o seu programa "quer a oposição goste, quer não goste".
Um crescimento da Região que, destaca, é fruto do trabalho dos madeirenses que não embarcam em "choradinhos" e agradece a forma como todos estão a conduzir a Madeira "na prosperidade".
Albuquerque rejeita as propostas da oposição de "subsídios para todos, mesmo para os que não precisam" e diz que o orçamento que apresenta é o trabalho de um governo "que não recua" e que mantém a devolução de rendimento aos cidadãos e aposta, "de forma efectiva", os que mais precisam.
"Não vamos criar dependências e pessoas que não querem trabalhar e querem viver à custa dos outros".
A Madeira, voltou a afirmar, o PIB da Madeira aumentou 89%, entre 2015 e 2025 e hoje a Região tem um PIB que é 109% da média nacional.
O crescimento económico, afirma, "é um exemplo para o país" e o objectivo, garante, é "aproximar da média europeia".
Neste momento, afirma, a Madeira tem "mais emprego e melhor emprego", contrariando as "visões catastrofistas".
No que diz respeito à dívida pública destaca a grande redução verificada nos últimos anos, com a Madeira a ter um rácio de 67% em relação ao PIB, muito abaixo da média nacional.
Albuquerque terminou destacando a redução fiscal que beneficia famílias e empresas. Neste orçamento, o desagravamento fiscal é de 220 milhões de euros.