DNOTICIAS.PT
Madeira

Colégio dos Jesuítas acolhe projecto dedicado ao envelhecimento activo

None
Foto SRITJ

Paula Margarido, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, marcou presença na sessão de abertura da reunião inaugural do projecto ‘PATH – Planning Active Transitions for Healthy Aging’, um encontro que reuniu, no Colégio dos Jesuítas, os representantes dos parceiros que integram o ‘consórcio PATH’, "numa partilha de experiências e de conhecimento sobre as melhores práticas para a promoção de um envelhecimento activo e saudável."

De acordo com a nota de imprensa enviada, a titular da pasta destacou que "o envelhecimento envolve direitos, participação e qualidade de vida", defendendo o "reforço da rede de respostas sociais, a valorização de profissionais e dirigentes, a modernização dos serviços e o investimento contínuo em formação e inovação."

Reiterou, ainda, o objectivo de promover condições que permitam acrescentar qualidade aos anos de vida da população.

O trabalho que aqui realizamos, hoje, só é possível porque juntamos contributos de profissionais, instituições, académicos, cuidadores, dirigentes e cidadãos. É esta visão global que resulta em políticas mais eficazes e mais humanas. Paula Margarido, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude

O projecto, coordenado pela Fundação Cogito Alapítvány, da Hungria, envolve parceiros de Chipre, França e Noruega, além da Universidade da Madeira.

A iniciativa pretende promover o envelhecimento activo e saudável de pessoas com mais de 55 anos através de programas de formação e serviços personalizados. Na UMa, o trabalho é liderado pela Faculdade de Ciências Sociais e conta com uma equipa de 16 investigadores coordenada por Élvio Rúbio Gouveia.

A sessão de lançamento contou com a intervenção do vice-reitor da Universidade da Madeira, José Câmara, bem como de Paula Margarido e Élvio Rúbio Gouveia, e teve a presença da directora regional de Saúde, Bruna Gouveia.